16 outubro 2012

Destino

Já vem de algumas semanas o meu desejo de escrever sobre esse tema, mas eu queria fazer uma postagem coletiva por ser um assunto controverso... E também porque alguém está me devendo uma postagem coletiva prometida há anos e até hoje nunca se concretizou, não é mesmo, Hugo Alves? rsrs Brincadeiras à parte, como acho que meu amigo não estava muito em sintonia com o tema e eu me encontrava justamente sentindo o oposto, resolvi escrever e ver no que é que dá. Espero que vocês me ajudem a encontrar as respostas... ou quem sabe lançar perguntas mais pertinentes ao assunto!

E então, a pergunta que não quer calar é: Você acredita em Destino?

Eu já escrevi alguma coisa parecida aqui, mas não é bem isso que eu quero tratar hoje.

A maneira que eu encontrei de aliar os conceitos de Destino e Livre Arbítrio foi a seguinte: que a nossa vida funciona como uma grande estrada. Em determinados momentos essa estrada culmina numa encruzilhada. Essa encruzilhada representa o nosso poder de escolha, nosso livre arbítrio. No entanto, cada caminho disponível naquele cruzamento leva à um lugar específico, isso seria o destino; como numa "estrada de rio" encontraríamos água, numa estrada de terra encontraríamos pedras. Ou seja, embora tenhamos feito escolhas, algumas coisas são imutáveis, "pré-destinadas" em função de nossas escolhas.

Até aí tudo bem. Eu juro que até pouco tempo essa teoria se encaixava perfeitamente em minha vida e ainda abria espaço para que eu pensasse em outras coisas (mais importantes, talvez). Mas olhando para trás, para algumas coisas que já me aconteceram, eis que surgiu a pergunta:  Será que se as coisas tivessem tomado outro rumo, TUDO teria sido diferente?

A princípio a minha (ou a nossa) primeira resposta seria "sim"; mas nunca te aconteceu de parar um pouco, analisar os fatos e se dar conta de que determinadas situações te levariam exatamente ao mesmo resultado independente do caminho tomado? Ou que você precisasse realmente passar por algo para determinado fim? Ou ainda, agora fazendo da palavra 'Propósito' sinônimo da palavra 'Destino', em algumas situações parecer que tua presença em determinado local ou situação fossem necessários para o cumprimento de um propósito seja ele qual for?            


***

Entenderam? Esse assunto, é complicado ou não? rs
Alguém possui uma resposta ou teoria quanto a isso? Estou curiosíssima para saber!

Um beijo, um abraço e um queijo pra quem entendeu de verdade o que eu quis dizer com esse post.

2 comentários:

  1. Viii... ihhhh... onde voce estava?!

    Eu acredito no destino dividido naquilo que voce veio fazer nesta vida e nas ações do dia-a-dia que modificam o seu futuro.

    As escolhas que fazemos, as atitudes - pensamentos e decisões, tem uma influencia no destino.

    Beijos saudosos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Viii!
    Pois é, ultimamente ando daquele jeito que você sabe, mas sei que estou em débito contigo e acredito fortemente que um dia nosso post sai...heheh
    Como você sabe, sou bem técnico e acredito que destino nada mais é que o resultado das nossas ações...rs
    [Opinião]
    Considero o destino como uma situação resultante da combinação de escolhas. O que não deixa de ser interessante, dado as infinitas possibilidades de acontecerem. Afinal de contas se tivéssemos tomado um caminho diferente em determinado momento teríamos afetado não somente a nós mesmo, mas, de alguma forma, outras pessoas. Fazendo assim com que terceiros também tomassem outra atitude, até que isso viesse a se tornar influente em nossa vida também. Resumindo, é um ciclo e isso é o bacana da vida. Não é atoa que é tão retratado em filmes, já percebeu? Fazem uma linha do tempo mostrando o resultado de duas (ou mais) escolhas, entretanto, apenas as conseqüências em escala menor. Talvez seja essa tamanha complexidade e possibilidades que nos faz acreditar no sobrenatural, que anda lado a lado com a nossa fé nos planos de Deus.
    Que coisa, não?! rsrs

    Parabéns pelo texto e pela escolha do tema.
    Abraço!

    ResponderExcluir