02 junho 2010

Sobre a síndrome de "achar-que-tem-que-fazer-tudo-sozinha"


Por favor, digam-me que não sou a única que sofre desse mal. Alguns podem chamar de tempestade em copo d’ água, mas você já passou por momentos em que exagerou uma situação e buscou soluções mirabolantes sofrendo sozinho pelas madrugadas pensando na melhor maneira de resolver o tal problema??

Eu sou dessas...! Bem, já fui bem mais, hoje controlo mais isso, só que ainda se formam situações assim em que perco o controle e começo a acreditar que tudo depende mesmo de mim e que não há outra maneira de obter êxito a não ser quase pirando e com soluções nada cabíveis...

Claro que já foi provado que em situações assim a praticidade sempre vence, mas no tal momento aquilo parece uma solução tão torturante que buscamos a todo custo outro caminho. Por experiência própria já percebi que isso nunca funciona e que ficar dando voltas em torno do problema não ajuda e só nos faz sofrer desnecessariamente.


Então se já sabemos disso, por que sempre caímos nessa de acreditar que não podemos contar com a ajuda de ninguém e que aquele problema é insolúvel? Ou melhor, por que tornamos isso um Problema?

5 comentários:

  1. ATÉ HJ NUNCA VEM AQUELA POSTAGEM SOBRE A HIDRELÉTRICA DE ....ASHUASHUASHUA
    INTÃO PASSO POR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO O TEMPO TODO :P

    ResponderExcluir
  2. Isso se chama perfeccionismo. As pessoas que gostam das coisas certas, resolvidas, de acordo com o que esperam, sempre agirão dessa maneira. O meu amigo que me ajuda com as mudanças no blog é assim. Enquanto a coisa não está exatamente, milimetricamente do jeito que ele acha que deve estar, ele não sossega, hahahaha.
    Eu não sou muito assim, mas confesso, prefiro fazer as coisas sozinha, mas aí é porque tenho problema de socialização, hahaha, quanto mais velha, mais ranzinza e mal-humorada.
    Não se preocupe, Vi, isso não é grave, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Somos duas. Também não gosto de depender de ninguém. Gosto de fazer tudo sozinha. Primeiro porque amo independência, segundo porque depois você acaba "devendo a vida" ao outro. As pessoas se aproveitam e lhe exploram.

    Melhor um estressezinho do que isso! rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Como diria Confúcio, "Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos".

    ResponderExcluir
  5. Oiii amiga! Mas que negocio é esse de fazer tudo sozinha? É muita carga, vc não é perfeita nem precisa atender a um grau tão alto de exigência... Porque só o fato de você existir, amiga, basta para te fazer muito especial! Abraços. Sempre aqui.

    ResponderExcluir