Desculpem... :)

Mais um ano finda e outro está prestes a começar. Como de costume, esta é uma época de balanço, neste período paramos para avaliar o que foi bom ou não, recuperamos a lista de fim de ano do ano anterior e passamos a conferir o que conseguimos cumprir de tudo o que nos comprometemos a fazer no ano e claro, fazemos novos planos. 

O ano de 2010 foi satisfatório para mim e desde já tento me convencer de que isso se deve a qualquer outro fator exceto o fato de ser um ano par! Só porque 2009 não foi um ano memorável digamos assim, não posso culpar os números ímpares, posso? Acredito que este foi um ano de avanço em diversos aspectos, acho que agora vejo as coisas com mais sensatez do que antes e não de uma maneira tão sonhadora e intransigente como antes. 

Este foi um ano de agradáveis surpresas. A invasão da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão de alguma maneira renovaram a minha fé. Até hoje é difícil de acreditar, quer dizer, passamos tantos anos vendo através da TV o tráfico de drogas triunfando sobre a polícia e etc. que foi estarrecedor de repente ver aqueles lugares em paz. Acho que a lição disso tudo e que ainda não havia me dado conta é que nenhuma situação é permanente e que para se fazer a diferença é preciso empenho, disposição; fazer o que deve ser feito e não ficar cortando voltas com o problema, mascarando, prolongando, tornando-o ainda maior.

Percebi também que a amizade não possui fronteiras e que há muito mais pessoas parecidas conosco do que imaginaríamos, ou ainda que os problemas de todos são muito parecidos e que cada um de nós os supervaloriza a ponto de fazer pouco da cruz alheia e assim perpetuar essa tendência egoísta que existe dentro de cada um.

Observei também que quando você diminui um pouco as suas expectativas a frustração é menor, mas isso não deve ser considerado como uma regra já que para se alcançar algumas coisas, é preciso não apenas expectativas lá em cima, mas um bocadinho de teimosia e coragem para agüentar as conseqüências de cada escolha envolvida.

Embora digam que a história se repita e embora nós possamos ver isso nas páginas de livros de história, quero acreditar que as coisas ainda possam melhorar; acreditar que depois de tantas cabeçadas na parede tenhamos aprendido alguma coisa com os erros e que aos poucos essa mudança de pensamento se torne algo concreto e renda bons frutos. 

Ah... Sonho com o dia que pararei de falar e escrever tão subjetivamente assim, rsrs. Mas mudando um pouco o tema, há alguns blogs na minha lista que muito me inspiram e que sempre que dá passo para dar uma lida, e cada um desses blogs sempre tem algo a me ensinar, acrescentar, agradeço sempre por essa ligação tão bacana e saudável que quero manter por algum tempo ainda! Obrigada a cada um de vocês!

Com a  Jú  do Merda, falei! percebi a importância de possuir uma opinião formada, de deixar um pouco de lado aquela coisa meio ‘metamorfose ambulante’, pois existem coisas para as quais não existe meio termo, estão certas ou estão erradas e às vezes temos que ser menos ‘Vii’, digo, menos banho Maria, menos meio termo, menos equilíbrio, enfim, é isso que sempre fica marcado para mim quando passo por lá. Ela defende com tanto afinco seus pontos de vista e de maneira tão legal que se fosse outro eu diria: “você está exagerando”, mas lá só consigo pensar: “você está com a razão...”.

No cantinho da Maria Alice (Blogat) sempre encontro paz, sempre consigo ver o lado mais poético, mais família, mais “como-deveríamos-levar/enxergar-a-vida” e sempre me preencho mais e mais com seus sábios comentários.


A Sissym é dona do BlogZoom e do Masquerade e a admiro muito entre outras coisas por conseguir administrar dois blogs; um já é tão complicado, rs! Mas ela me ajuda a resgatar sempre a criança que existe dentro de mim, ela não deixa seus leitores esquecer isso. E acho isso fundamental e acredito de fato que se alguns cidadãos por aí se lembrassem disso, se esses cidadãos não assassinassem suas crianças interiores este mundo seria um lugar melhor. Digo isso pois as crianças são as reais portadoras da bondade, inocência, despretensão e puro amor.

No  Nunca Soube se Prestava... encontrei uma amiga, irmã e confidente muito diferente daquela que se apresenta como dona do blog! Seus posts são sempre engraçados, sarcásticos, criativos e servem para me fazer lembrar o quão é importante sorrir! Rir da vida, rir das situações embaraçosas, das desgraças que às vezes nos abatem e dos pequenos dramas que fazemos ao longo da vida jurando que são importantes quando as coisas importantes estavam conosco todo o tempo e não pudemos perceber!

A Érika do Notas descabidas, antigo Idéia com acento é outra persona incrível! Através do Notas ela traz a tona um lado bem geek divertido de ver e viver a vida, um lado que gosto demais! Sempre falando de livros, jogos, animes, enfim, resgata o jeito “meninona” de ser, mostrando que entrar na vida adulta não significa exatamente se tornar alguém frustrado ou obcecado por trabalho e que nada impede que você trabalhe, cresça e de quebra ainda se divirta!

Falar do Espaço da Kadilza para mim é bastante suspeito por se tratar de minha melhor amiga de todos os tempos, rs! Aí está outra menina super inspirada e talentosa. Publicou seu primeiro livro antes de completar dezoito anos e fico imensamente feliz por participar de sua vida não apenas na blogosfera e pelos papos muito malucos que só acontecem quando estamos juntas.

O André “Fi” é outro também que possui dois blogs e que só há algumas semanas conheci o seu segundo. Ele é dono do Aos Fi, blog super bacana que como o próprio perfil diz, trata-se de uma “confluência de improbabilidades da natureza”(!!), e acredite, lá você encontra de tudo um pouco, tecnologia, música, críticas e curiosidades. Porém o mais legal mesmo são os pontos de vista pessoais do Fi, a forma peculiar de compreender o mundo.

Na coluna do lado esquerdo do blog do Daniel Hiver, Pelo Caminho dos plátanos... diz assim: “Escrevo para que as pessoas leiam e imaginem...” e como ele ‘brinca’ com nossa imaginação, rs! Digo sem hesitação que poucas pessoas me surpreendem tanto como ele, por sua intimidade com as palavras e pela tamanha sensibilidade. Não consigo fazer versos e confesso que alguns são demasiados entediantes de se ler, mas esse sentimento passa longe de mim quando ando por lá. E de todas as sensações, aquela que predomina é a de ver sentimentos – a maioria deles difíceis até de descrever – serem transformadas em palavras lá.

E a Carlinha?? Ela é dona do O mundo do meu jeito..., um lugar muito fofo de se visitar. Não sei a idade dela, mas sei que se trata de um talento bem precoce, hehe! Ela é dona de uma delicadeza e clareza ímpar. Admiro demais e sempre saio de lá com alguma nova lição ou ao menos uma identificação, o que me faz imensamente feliz por perceber mais uma vez, que somos todos muito parecidos, muito mais do que geralmente imaginamos.

♥A difícil Arte de Ser EU♥  pertence à Beta, uma moça mãe de duas crianças sendo seu filho caçula autista. Beta é uma mulher guerreira que usa o espaço virtual para nos contar um pouco como é sua jornada, e também desabafar. Lá acompanho suas alegrias e também seus momentos ruins, momentos que todos nós temos aqui e acolá. Sobre ela só posso deixar aqui registrado o quanto a admiro pela coragem e essa força interior que não a deixa desistir nunca, mesmo já tendo chegado ao fundo do poço uma vez!

O Everton é dono do Desfilosofando, e como é bom lá. Este é também outro moço perspicaz e de sensibilidade incrível, que escreve sempre para somar e consegue atingir o objetivo do seu blog, que é, segundo seu perfil “fazer o pensamento acessível para quem puder se logar por alguns minutos na Web” !

 A jovem Aldenora é dona do ' Change Everything.e é uma escritora incrível e muito talentosa. Adoro passar por lá pois sempre sou convidada a ver o mundo sob uma óptica diferente e me sinto revigorada ao sair, com mais esperança, enfim, de que o que não está legal possa ainda melhorar. Um dos meus textos favoritos é de autoria dela é este aqui e sugiro que todos leiam, valerá à pena!

Por falar em jovens, não poderia me esquecer da Jéssica. Foi através dela, inclusive, que conheci o blog da Carlinha. Ela é dona de As histórias de Ba Sing Se... Sou suspeita até pra falar, pois o blog dela é baseado em dois desenhos que amo, rsrs, o do Aang (The Last Airbender) e da Mafalda (minha tira favorita). Também explorando o lado adolescente não deixa de apresentar sempre novas lições, pontos de vista e aventuras incríveis!

 E para terminar, apesar de não ter falado de todos os blogs que visito, não poderia me esquecer da querida Luciana P. do Afrodite para Maiores. Hoje o blog está praticamente inativo, mas me ensinou muito e foi o primeiro que tive contato nesse ambiente. Luciana é uma pessoa que admiro muito e que também muito me incentivou. Quem a conhece entende o que eu digo. Quem não, se puder tire algum tempo para ler o que há por lá, pois o site é muito bom!

Para terminar, sobre 2011, os sonhos, as expectativas são, é claro, as melhores possíveis. E não só espero quanto desejo a todos (os que me lêem e os que não) que este próximo ano seja ainda melhor. Que continuem invadindo as favelas e assim diminuindo a criminalidade, que as catástrofes naturais sejam menos intensas, que nosso país não afunde com a Dilma na presidência, que vocês, meus queridos continuem postando para o deleite de todos, que a saúde não nos abandone para assim possuirmos força para seguir em frente, que nossos corações encontrem paz todos os dias de nossa vida, pois de nada vale tudo em volta estar nos conformes, mas não estarmos bem conosco,... Os desejos são muitos. Mas espero. E confio. 

Um feliz Ano Novo a todos.

15 comentários:

  1. Tenho que admitir que quando vi uma listinha, corri pra ver se tinha meu nome antes mesmo de começar a ler o post.... hauhauhauhauhauha Fiquei feliz por ver meu nome lá e fui pra o início novamente!! =P
    Bem vii, esse foi mesmo um ano e tanto!Por que esse negócio com os números?! espero que a regra não se aplique a 2011!!
    *----------* na verdade são 17 aninhus, "recém completados." Poxaa, fiquei mais feliz ainda com o que li, a gente escreve o que sente e espera que primeiro alguém leia nê?! e depois que alguém se identifique com aquela "loucura" também, fico extremamente feliz pelas suas palavras.
    Que 2011 seja maravilhoso pra vc!

    ps: pegou pesado com a dilma em?!! kkkkk A primeira mulher a ser nossa presidente... talvez tb seja a última, pq vai traumatizar todo mundo!!

    ResponderExcluir
  2. Viii,VOCÊ É UMA PRINCESA!!
    Fique com Deus,menina,pois ele está com vc!!
    Beijos,Um bom e produtivo 2011!

    ResponderExcluir
  3. Viiiiiiiiiii... mas que surpresa! Eu adorei ler o resumo das amigas blogueiras, as que ainda nao conheço, faço questao de visitar, sobre sonhos, pensamentos leves, sapequices, recordações, esperanças, sim.... esta é a minha missão. Talvez seja a de espalhar alegria. Algumas pessoas quando me conhecem pessoalmente dizem que esta é a minha missão. Então, que eu a cumpra.

    Quando voce disse que "quando você diminui um pouco as suas expectativas a frustração é menor," estou aprendendo isso. A vida ensina que continuamos aprendendo aos pouquinhos, crescendo lentamente até o derradeiro dia. É melhor sonhar, idealizar, acreditar, sem obsessão.

    Que 2011 seja otimo para todos nós. Se começarmos sorrindo, já começaremos bem.

    a PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Já visitei a maioria e adorei tudo que vi!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá feliz 2011!
    Quero hoje que você possa ver o trabalho feito no Folhetim Cultural que é o blog pelo qual sou responsável este abaixo é o endereço:
    informativofolhetimcultural.blogspot.com
    hoje sábado 1º dia do ano, voltamos com as publicações.
    Ás 9 horas da manhã minha coluna poética
    Às 13 horas O Poeta entrevista quadro de entrevista
    e ás 17 horas Chá das 5 onde um poeta colaborador escreve uma coluna poética. Ao longo da semana atualizações são feitas com noticiário cultural, espero que possa contar com seu apoio nessa empreitada e que possa opinar sobre o nosso trabalho agradeço a atenção lhe desejo um ano super!

    Magno Oliveira
    Folhetim Cultural

    ResponderExcluir
  6. Minha Floooooor!!!
    Q coisa mais linda!!!

    Vc não sabe q sua amiga aqui é cardiaca?! Não abusa nas emoções nãããão!!! Hahahaha

    Eu que agradeço a Deus pela sua amizade e sua cumplicidade! Em 2010 vc foi um dos meus melhores presentes. Um contraponto de algumas idéias minhas, pra que eu pudesse manter um certo equilibrio.

    Não sei se a "Açucar" é tão diferente da Sal né?! Porque, eu sou mesmo uma pessoa atrapalhada e meio maluquinha quando o assunto permite!

    Eu desejo um 2011 de muita luz e paz. Além de boas depiladoras e uma comédia romantica daqueeeeeeeelas!

    Amo vc! Beijo, Açucar

    ResponderExcluir
  7. owwn, quando vi que o meu blog se encontra aqui nessa sua lista, fiquei tão feliz em saber que você aprecia os meus textos. Primeira listinha que ele aparece e fiquei mais orgulhosa ainda por ser aqui. *-* Eu também gosto bastante de teus textos, eles me fazem pensar em tantos assuntos e por serem simples, é que fazem a maior diferença. Obrigada mesmo, por escolher o Change Everything, dentre tantos outros que você deve seguir além desses da lista que vou entrar e ler com muito carinho. Feliz ano novo (:

    ResponderExcluir
  8. A proposito... o layout ficou fantaaaaastico!!
    E uma duvida: o titulo do post??

    Não entendi!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Ohh, fico contente que todas tenham gostado!E Sal, que venham as boas depiladoras e A comédia romântica!! Sim, o título, é desculpas pelo texto enorme, pela minha chatice, e o que mais necessitar ser desculpado!! E que bom que gostou do layout novo.. Passei de 00:00 do dia 1º até as 06:00 malinando nele, pense!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olha eu de volta à ativa!!!

    Primeiro de tudo, desejo a você um ótimo 2011, com muita saúde, paz, felicidade... tudo de melhor. Muita inspiração pra continuar escrevendo!!!

    Fiquei muito feliz com a menção ao meu blog no seu post. É incrível como aqui a gente encontra pessoas com as quais nos identificamos, né? Foi uma das coisas que me fascinou aqui!

    E quantos blogs legais você citou... tô olhando todos os links. Tomara que façamos parte das vidas uns dos outros por muito tempo ainda.

    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Adorei o novo layout, ficou muito lindo!!!
    Bem, gostei bastante da lista de blogs e confesso que choquei quando vi meu nome e o que você escreveu de mim e do Notas. Me sinto muito honrada em fazer parte dos blogs que vc lê. Quando eu venho aqui, fico pensando no que você escreveu o dia todo. O Dictum et Factum me faz pensar bastante, você não tem ideia. Muito obrigada mesmo!
    Ah, e feliz 2011 pra você!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Viii...
    Viu como continuo caprichando nos "i"? rsrrs Estava lendo o que disse sobre o meu blog. E, para te dizer a verdade, você me surpreendeu! Foi um carinho do tamanho do céu você me dizer que consegue "ver os sentimentos" nos versos que escrevo e que eles não são enfadonhos.
    E ao clicar nos links dos outros blogs que voce citou eu simplesmente dei de cara com alguns que, a partir de agora, vou fazer questão de visitar com regularidade.
    Muito obrigado pela citação espontânea em seu blog. De todo coração, vou guardar isso na memória como uma das coisas mais especiais dessa minha experiência de andar por aqui.
    Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  13. Um excelente 2011 !
    Com tudo o que mais desejares

    até sempre !!! bj
    teresa

    ResponderExcluir
  14. POxa Vi!!!
    Desculpe-me só aparecer agora rsrsrs
    Mas como vc pode ver, eu ando tão sem tempo.
    Estou com saudades daqui.
    Amei vc falar do meu blog, divulgá-lo e todos os elogios. Obrigada.
    Eu tbm amo o seu jeitinho de me animar, de me ajudar sempre.
    Amo o q escreve e espero q não abandone nunca isso, pq quem tem o dom de escrever, tem q cultivá-lo sempre.
    Beijos! Feliz Ano novo!!

    ResponderExcluir
  15. Viii... Adicionei um gadget na coluna da esquerda em meu blog em que faço referência direta ao que você menciona aqui sobre meu blog. Mais uma vez obrigado.
    UM DEPOIMENTO DE UMA LEITORA ESPECIAL
    No dia 30 de dezembro de 2010 no blog Dictum et Factum a Viii publicou a postagem "Desculpem..."Em meio ao texto ela escreveu o que segue a respeito do "Caminho dos Plátanos", que me sensibilizou e que eu sinceramente agradeço: "Na coluna do lado esquerdo do blog do Daniel Hiver, diz assim: “Escrevo para que as pessoas leiam e imaginem...” e como ele ‘brinca’ com nossa imaginação, rs! Digo sem hesitação que poucas pessoas me surpreendem tanto como ele, por sua intimidade com as palavras e pela tamanha sensibilidade. Não consigo fazer versos e confesso que alguns são demasiados entediantes de se ler, mas esse sentimento passa longe de mim quando ando por lá. E de todas as sensações, aquela que predomina é a de ver sentimentos – a maioria deles difíceis até de descrever – serem transformadas em palavras lá." Muito obrigado Viii pela citação espontânea em seu blog. De todo coração, vou guardar isso na memória como uma das coisas mais especiais dessa minha experiência de andar por aqui.

    ResponderExcluir