18 dezembro 2009

E por falar em marketing...


Há algum tempo tenho pensado a respeito da pirataria, internet, enfim. E esta semana fui forçada a pensar ainda mais no assunto quando minha mãe precisou comprar um cd para dar de presente e não achou nenhum lugar em toda a cidade que vendesse cd's originais. E o mais irônico de tudo foi chegar na entrada da antiga loja de cd's e ver na calçada vários cd's e dvd's piratas à venda.Realmente a concorrência é desleal, principalmente em cidades pequenas como a que eu vivo; e as pessoas interessadas em cd's e dvd's originais fazem suas compras pela internet na maioria das vezes.

Até antes desse acontecimento,eu estava pensando em como os artistas iriam se manter depois disso e a resposta veio sem eu perguntar: eles viverão de apresentações, suponho. Aparentemente essa é a única maneira de lucrar um pouco (- alguém aí: mais alguma idéia??). Já as gravadoras, continuarão com o trabalho de lançar os artistas e os produtos no mercado, mesmo que essa mercadoria seja no fim das contas APENAS o artista.Em outras palavras, somente Marketing.


E por falar em marketing...Aquele do tipo viral não faz mal a ninguém, não é verdade?
Semanas atrás descobri totalmente por acaso um grupo chamado 4 Cantos e adorei o trabalho deles. Para quem gosta de folk ou músicas com letra e melodia, vale a pena dar uma conferida. Ótimo trabalho que eles fazem. :)
Para começar, ouça: Mesmo Lugar

4 comentários:

  1. Oi Vii!!! Cara, questão delicada. Eu nao me lembro onde, mas uma vez ouvi que o custo de produção de um CD custava tão pouco diante do preço que era vendido que se quisessem poderiam vender um CD a 10 reais (o mesmo preço de um disco pirata no inicio da pirataria). Com a desculpa da pirataria, eles aumentam o preço, mas esquecem que nao faria sentido optar pela compra de um disco pirata se o original custa, sei lá, até 5 reais mais caro.

    Só que hoje situação chegou a tal ponto que é impossivel se pensar em mercado fonográfico baseado na venda de CDs. Não sao poucos os artistas que recorreram a meios alternativos para venderes suas musicas e obter o lucro através de shows.

    O texto da pano pra manga. Volto aqui pra ver se adiscussão foi a frente e talvez falar mais coisas.

    Beijinho

    Igor Andre
    (ordemincaos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vi, será que só nós duas estamos on line? Hahahahahaha, acontece que aqui em casa nós já jantamos. Meu filho estava morrendo de fome e traçamos o chester antes de chegar o Natal, rsrsrs...
    Quanto à questão da pirataria, muito já se falou e muito ainda se falará até que resolvam o que fazer. Muita gente perde com isso, e quem ganha? E se ganha, vale mesmo à pena?
    Complicado!
    Lindinha, tenha uma linda festa de natal e Ano Novo.
    Que tudo corra bem, pelo menos, na mais perfeita ordem...
    Estaremos juntas no próximo ano, se Deus quiser.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de dzer, eu vinha ontem aqui, mas me atrapalhei toda. Acabei devendo a visita aos meus amigos mais chegados... Mas estou sempre aqui te lendo, pois gosto mesmo do que escreve, e quando digo isso, pode acreditar. Sabe por quê? Porque são poucos, aliás, pouquíssimos os blogs que eu visito.
    Beijos!

    ResponderExcluir